quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sugestão para tornar a escrita mais limpa - Ana Maria

Depois de escrever, releia tantas vêz quantas forem necessárias. Remova do texto todas as palavras que servem apenas de acessórios, e que sem elas o texto não perde o sentido. Por exemplo no texto de minha autoria A DOR QUE UNE poderemos fazer uma limpeza para torná-lo mais gracioso na leitura:

Originalmente ele está assim: O terror repentino de uma tragédia estanca o mundo e amolece corações amigos e inimigos.

Assim foi com o ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos, o tsunami na Ásia, as enchentes na China, os furacões na Índia, queda de avião em São Paulo e tantas outras catástrofes que assustaram o mundo e uniram povos em ações de solidariedade num completo e pleno amor universal.


Porém vou excluir deste texto as palavras que acho desnecessárias além de modificar outras para dar mais força ao texto:

O inesperado terror da tragédia paralisa o mundo amolecendo corações amigos e inimigos: o ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos, enchentes na China, furações na Índia, acidente aéreo em São Paulo e tantas catástrofes assustaram o mundo unindo povos em ações solidárias num completo e pleno amor universal.

Como podem ver uma rápida análise me fez modificar um número razoável de palavras. Tente fazer isso para que seu texto não tenha palavras repetidas, excessivas e desnecessárias.

Nenhum comentário: